quarta-feira, 31 de março de 2010

Dinâmica de grupo

Aos Professores

1- Quando pensei em ser professor, o que aconteceu?
"Os sonhos mais lindos sonhei, de quimeras mil um castelo ergui"

2- Ao encontrar alunos com dificuldades, o que disse?
"Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima"

3- Quando um aluno me magoou,o que eu disse?
"Ainda vai levar um tempo, pra fechar o que feriu por dentro. natural que seja assim, tanto pra você quanto pra mim"

4- Mas quando começou a aula, qual a sensação?
"Quando eu estou aqui, eu vivo esse momento lindo. Olhando pra vocês e as mesmas emoções sentindo"

5- Quando meus alunos estão desanimados pelos problemas do dia-a-dia, o que eu digo?
"Canta, canta minha gente, deixa a tristeza pra lá. Canta forte, canta alto que a vida vai melhorar"

6- Como reajo às emoções?
"Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu a um segundo. Tudo muda o tempo todo no mundo. Não adianta mentir pra si mesmo agora, há tanta vida lá fora, aqui dentro sempre como uma onda no mar"

7- Ser professor é...
"Viver, e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Ai meu Deus! Eu sei que a vida devia ser bem melhor, e será! mas isso não impede que eu repita: É bonita, é bonita e é bonita"

8- E Quando quero descobri se estou no caminho certo...
"Olho pro céu e vejo uma nuvem branca que vai passando. Olho pra Terra e vejo uma multidão que vai caminhando. Como essa nuvem, essa gente não sabe aonde vai. Quem poderá dizer o caminho certo é você meu Pai... Jesus Cristo, Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui!"

9- Quando chega o dia do pagamento...
"Então vem, que eu conto os dias, conto as horas pra te ver, eu não consigo te esquecer... Cada minuto é muito tempo sem você..."


Esta dinâmica foi feita pelo grupo da Ádria, Andreza e Mariana, na apresentação do trabalho: O papel do Pedagogo -Int. à Educação Superior.

domingo, 28 de março de 2010

Apresentação dos Trabalhos - Int. à Educação superior










O Papel do Pedagogo



A Importância da Pesquisa

terça-feira, 16 de março de 2010

Momento Deleite

Maria Cavalcante trouxe esse texto do Chico Xavier para refletirmos voltado para prática educacional!

A gente pode

A gente pode morar numa casa mais ou menos,
numa rua mais ou menos,
numa cidade mais ou menos
e até ter um governo mais ou menos.
A gente pode dormir numa cama mais ou menos
comer um feijão mais ou menos
ter um transporte mais ou menos
e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.
A gente pode olhar em volta e sentir que está tudo mais ou menos.
Tudo bem.
O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum,
é amar mais ou menos,
é sonhar mais ou menos,
é ser amigo mais ou menos,
é namorar mais ou menos,
é ter fé mais ou menos,
é acreditar mais ou menos.
Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos.

Chico Xavier

sexta-feira, 12 de março de 2010

Fases do planejamento

O ciclo docente compreende o conjunto de atividades exercidas pelo professor e possui três fases:

1º. Fase: O planejamento de ensino

Plano é roteiro, é tudo aquilo que pretendemos realizar e os meios de fazê-lo.

Planejamento é a atividade mental de organizar. Concatenar o plano. É o ato de traçar o plano. É a programação dos trabalhos escolares, usando a posterior ação docente, de maneira a atingir os objetivos que anteriormente foram propostos.

Há três tipos de planejamento.

1) Planejamento de Curso – É o planejamento mais amplo abordando os temas de um curso (bimestral, semestral ou anual), incluindo os objetivos, os conteúdos, as estratégias e a avaliação de cada tema assim como a duração provável de cada unidade. O planejamento antecede sempre a realização do curso.

2) Planejamento de Unidade – É um planejamento parcial, referindo-se a um único tema, incluindo também conteúdo, estratégia e avaliação de cada tema. Cada unidade deve ser planejada antes de se iniciar a seguinte, pois ela serve de apoio. Este planejamento é feito ao longo do curso.

3) Planejamento de Aula – É um plano detalhado, referente ao que se pretende tratar numa aula. Também inclui os mesmos elementos dos planejamentos anteriores. Ele ocorre ao longo do curso, na medida em que as aulas se sucedem. Este planejamento envolve diferentes atividades, cada qual com seus objetivos, conteúdos, estratégias e avaliações.

2º. Fase: orientação ou execução da aprendizagem

Aqui o professor executa aquilo que planejou. Todas as atividades têm como finalidade orientar o aluno a alcançar os objetivos que foram propostos.

Nesta segunda fase, o professor se utiliza dos seguintes processos:

a) Incentivação: Aqui ele utiliza recursos, técnicas e métodos próprios para motivar os alunos, ou melhor dizendo, para despertar o interesse e prender-lhes a atenção no tema proposto.

b) Apresentação do assunto: O professor apresenta uma visão geral do assunto que deverá ser estudado. Às vezes, os professores dispensam esta etapa outras vezes ela é utilizada como uma aula plataforma.

c) Direção das atividades: O professor orienta os alunos com dados ou elementos do assunto, criando situações e promovendo a oportunidade de os alunos “redescobrirem”.

d) Sistematização: O professor procura utilizar procedimentos que possam globalizar, de forma ordenada, aquilo que foi trabalhado de forma analítica e parcial.

e) Retenção: O professor promove oportunidade de o aluno utilizar a experiência adquirida em situações generalizadas ou diferentes.

3º. Fase: Controle ou avaliação

Esta fase consiste na supervisão constante do processo de aprendizagem, para que esta seja eficazmente conduzida, isto é, que os alunos aprendam o que o professor ensinou e o processo alcance resultados.

A ação eficaz do controle envolve as seguintes atividades:

a) Sondagem ou prognóstico: È o levantamento das condições concretas dos alunos ao iniciar-se o processo (capacidades e carências) e prognóstico de como ele poderá ser realizado.

b) Manejo de classe ou direção de classe: Supervisão e controle do professor sobre os alunos, para criar um ambiente que seja propício à aprendizagem.

c) Diagnóstico e retificação: O professor estuda as causas da aprendizagem deficiente (diagnóstico) e isto servirá como base para a seleção e o emprego de medidas que possam dar maior e melhor assistência ao aluno, podendo assim retificar a aprendizagem sempre que for necessário.

d) Verificação e avaliação: É o uso de recursos e técnicas que possibilitam avaliar o grau de consecução dos objetivos propostos no planejamento e a avaliação do rendimento escolar ao longo do processo ensino-aprendizagem. Rendimento escolar são todas as transformações que se operam no pensamento, na linguagem, nas ações do aluno e em suas atitudes perante problemas e situações novas que lhe são apresentadas.

As etapas do ciclo docente se integram e se repetem periodicamente, na medida em que o trabalho do professor se desenvolve. Por esse motivo o trabalho docente é considerado um ciclo.

Trabalho em grupo - Didática

Trabalho sobre planejamento. Cada grupo criou um plano de curso de determinada matéria e um plano de aula.

Língua Portuguesa
Ciências
Matemática
História

quinta-feira, 11 de março de 2010

Rubem Alves

"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais..."

terça-feira, 9 de março de 2010

Comemoração Pelo Dia Internacional da Mulher!!!

FG comemora Dia Internacional da Mulher
08.03.2010

Café Filosófico, salão de beleza e distribuição de produtos cosméticos estão entre os atrativos da homenagem que começa nesta segunda (8)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Faculdade dos Guararapes reservou uma programação mais que especial para celebrar uma data tão importante no calendário feminino. Entre os atrativos da homenagem estão o Café Filosófico, que acontece nesta segunda-feira (8), às 17h, no hall da FG, e a oferta de serviços cosméticos gratuitos, nesta quarta-feira (10), das 10h às 21h.


O encontro terá como tema “A mulher através do olhar masculino” e será conduzido pelo professor do curso de Pedagogia da FG e mestre em Antropologia, Anderson Duarte. Na ocasião outros convidados também debaterão sobre o assunto.


segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História

  • 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

  • 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

  • 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

  • 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

  • 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

  • 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

  • 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

  • 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

  • 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

  • 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina

  • 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres


    Feliz Dia Internacional da Mulher!!!

Essa é nossa turma