sexta-feira, 12 de março de 2010

Fases do planejamento

O ciclo docente compreende o conjunto de atividades exercidas pelo professor e possui três fases:

1º. Fase: O planejamento de ensino

Plano é roteiro, é tudo aquilo que pretendemos realizar e os meios de fazê-lo.

Planejamento é a atividade mental de organizar. Concatenar o plano. É o ato de traçar o plano. É a programação dos trabalhos escolares, usando a posterior ação docente, de maneira a atingir os objetivos que anteriormente foram propostos.

Há três tipos de planejamento.

1) Planejamento de Curso – É o planejamento mais amplo abordando os temas de um curso (bimestral, semestral ou anual), incluindo os objetivos, os conteúdos, as estratégias e a avaliação de cada tema assim como a duração provável de cada unidade. O planejamento antecede sempre a realização do curso.

2) Planejamento de Unidade – É um planejamento parcial, referindo-se a um único tema, incluindo também conteúdo, estratégia e avaliação de cada tema. Cada unidade deve ser planejada antes de se iniciar a seguinte, pois ela serve de apoio. Este planejamento é feito ao longo do curso.

3) Planejamento de Aula – É um plano detalhado, referente ao que se pretende tratar numa aula. Também inclui os mesmos elementos dos planejamentos anteriores. Ele ocorre ao longo do curso, na medida em que as aulas se sucedem. Este planejamento envolve diferentes atividades, cada qual com seus objetivos, conteúdos, estratégias e avaliações.

2º. Fase: orientação ou execução da aprendizagem

Aqui o professor executa aquilo que planejou. Todas as atividades têm como finalidade orientar o aluno a alcançar os objetivos que foram propostos.

Nesta segunda fase, o professor se utiliza dos seguintes processos:

a) Incentivação: Aqui ele utiliza recursos, técnicas e métodos próprios para motivar os alunos, ou melhor dizendo, para despertar o interesse e prender-lhes a atenção no tema proposto.

b) Apresentação do assunto: O professor apresenta uma visão geral do assunto que deverá ser estudado. Às vezes, os professores dispensam esta etapa outras vezes ela é utilizada como uma aula plataforma.

c) Direção das atividades: O professor orienta os alunos com dados ou elementos do assunto, criando situações e promovendo a oportunidade de os alunos “redescobrirem”.

d) Sistematização: O professor procura utilizar procedimentos que possam globalizar, de forma ordenada, aquilo que foi trabalhado de forma analítica e parcial.

e) Retenção: O professor promove oportunidade de o aluno utilizar a experiência adquirida em situações generalizadas ou diferentes.

3º. Fase: Controle ou avaliação

Esta fase consiste na supervisão constante do processo de aprendizagem, para que esta seja eficazmente conduzida, isto é, que os alunos aprendam o que o professor ensinou e o processo alcance resultados.

A ação eficaz do controle envolve as seguintes atividades:

a) Sondagem ou prognóstico: È o levantamento das condições concretas dos alunos ao iniciar-se o processo (capacidades e carências) e prognóstico de como ele poderá ser realizado.

b) Manejo de classe ou direção de classe: Supervisão e controle do professor sobre os alunos, para criar um ambiente que seja propício à aprendizagem.

c) Diagnóstico e retificação: O professor estuda as causas da aprendizagem deficiente (diagnóstico) e isto servirá como base para a seleção e o emprego de medidas que possam dar maior e melhor assistência ao aluno, podendo assim retificar a aprendizagem sempre que for necessário.

d) Verificação e avaliação: É o uso de recursos e técnicas que possibilitam avaliar o grau de consecução dos objetivos propostos no planejamento e a avaliação do rendimento escolar ao longo do processo ensino-aprendizagem. Rendimento escolar são todas as transformações que se operam no pensamento, na linguagem, nas ações do aluno e em suas atitudes perante problemas e situações novas que lhe são apresentadas.

As etapas do ciclo docente se integram e se repetem periodicamente, na medida em que o trabalho do professor se desenvolve. Por esse motivo o trabalho docente é considerado um ciclo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário